Coordenador : Bruna Pinto Martins Brito
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390029.2201.218734.24022023
Departamento/Setor: CPS
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Gestantes, puérperas e mães com filhos em idade escolar, que estejam em sofrimento psíquico e em situação de vulnerabilidade sócio-econômica.
Local de atuação: ESR/UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE PROJETO MÃOS NA COMUNIDADE ( Chatuba/ Campos dos Goytacazes)
Objetivo
O objetivo geral do projeto é fomentar estratégias de atenção, cuidado à mães em sofrimento psíquico e em situação de vulnerabilidade socioeconômica, proporcionando acolhimento conforme suas necessidades emergenciais, em duas linhas de ação: interna e externa à Universidade. Os objetivos específicos do projeto são: - promover praticas coletivas de atenção e cuidado materno; - realizar práticas de acolhimento às mães em intenso sofrimento psíquico; - construir ações conjuntas entre mães e extensionistas para fortalecer as redes de apoio dessas mulheres; - criação de redes com os serviços de saúde e assistência social locais; - ações comunitárias para fortalecimento das redes de apoio das mães; - contribuir e incentivar o desenvolvimento regional através de propostas e realização de ações politicas e coletivas referentes à maternidade; -fomentar ações de atenção às mães discentes em prol da diminuição da evasão das mães do ESR/UFF Campos; -impulsionar a divulgação de informações referentes ao maternar para mães e a população em geral.
Resumo
A pandemia gerada pelo novo covid-19, assolou a todos, afetando diretamente a realidade de cada um. Contudo, por mais que todos nós estejamos suscetíveis a contrair a doença, a vulnerabilidade é desproporcional considerando as intersecções entre gênero, raça e classe. A exclusão social sempre foi uma realidade enfrentada por essas mães que se veem diariamente sozinhas para lidar com o cuidado de seus filhos/as, entretanto, o isolamento social gerado pela tentativa de diminuição do contágio pela covid-19, agravou a situação, uma vez que, as poucas fontes de compartilhamento desse cuidado foram limitadas para dentro de suas casas. Outrossim, além da sobrecarga e das dificuldades financeiras, um dos impactos da pandemia do covid-19 é na saúde mental das mulheres que vivenciam a maternidade. Nesse cenário, nosso projeto iniciou em 2020 com a realização de rodas de conversa on-line. Com o retorno das atividades presenciais, buscamos mapear mães no território de Campos dos Goytacazes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, incluindo as discentes da UFF-Campos, a fim de combater a evasão e contribuir para a formação das discentes mães, fomentar estratégias de atenção, cuidado às mães em sofrimento psíquico, proporcionando acolhimento conforme suas necessidades emergenciais, em duas linhas de ação: interna e externa à Universidade. De forma que, através de uma ação com as mães, seja possível fortalecer as redes de apoio dessas mulheres, criando também pontes com os serviços de saúde e assistência social do município. Logo, este projeto visa, sobretudo, construir coletivamente ações de cuidado às mães em situação de vulnerabilidade.